A GAROTA QUE VOCÊ DEIXOU PARA TRÁS - JOJO MOYES

Título: A Garota que você deixou para trás
Título Original: The Girl You Left Behind
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Páginas: 384
Adicione: Skoob
Compre: Americanas | Saraiva | Amazon
Sinopse: Durante a Primeira Guerra Mundial, o jovem pintor francês Édouard Lefèvre é obrigado a se separar de sua esposa, Sophie, para lutar no front. Vivendo com os irmãos e os sobrinhos em sua pequena cidade natal, agora ocupada pelos soldados alemães, Sophie apega-se às lembranças do marido admirando um retrato seu pintado por Édouard. Quando o quadro chama a atenção do novo comandante alemão, Sophie arrisca tudo a família, a reputação e a vida na esperança de rever Édouard, agora prisioneiro de guerra. Quase um século depois, na Londres dos anos 2000, a jovem viúva Liv Halston mora sozinha numa moderna casa com paredes de vidro. Ocupando lugar de destaque, um retrato de uma bela jovem, presente do seu marido pouco antes de sua morte prematura, a mantém ligada ao passado. Quando Liv finalmente parece disposta a voltar à vida, um encontro inesperado vai revelar o verdadeiro valor daquela pintura e sua tumultuada trajetória. Ao mergulhar na história da garota do quadro, Liv vê, mais uma vez, sua própria vida virar de cabeça para baixo. Tecido com habilidade, A garota que você deixou para trás alterna momentos tristes e alegres, sem descuidar dos meandros das grandes histórias de amor e da delicadeza dos finais felizes.

A garota que você deixou para trás é dividido em duas partes. Na primeira somos levados a França de 1916 durante a Primeira Guerra Mundial, e somos apresentados a Sophie Lefèvre, uma jovem mulher que voltou para a cidade em que cresceu, St Péronne, para viver com sua irmã Hélène, o irmão caçula Aurélien e os sobrinhos, depois seu marido, Édouard, foi chamado para a guerra. 

A cidade estava ocupada pelos Alemães, e à medida que os dias se passavam, ia ficando cada vez mais difícil viver ali. Sophie era uma mulher otimista e forte, mas vivia angustiada por noticias de seu marido. Ela não se conformava em ficar longe dele, em saber que ele, um artista estava lutando, e uma das poucas lembranças que tem dele é o quadro que Édouard pintou dela e que leva o mesmo nome do livro. 

O quadro fica pendurado no hotel de sua família, para todos verem. Sophie se recusa a escondê-lo dos Alemães, e quando o Her Kommandannt, comandante responsável pela ocupação exige que o hotel fique responsável pelo jantar dos seus soldados, ele passa a nutrir uma grande admiração pelo quadro e por Sophie, que mesmo o odiando, aceita a ocupação pela oportunidade de comer as sobras e alimentar sua família. 

"Mas eu me recuso a tirar o quadro da parede, não importa o que Hélène diga. Ele me lembra você, e a época em que fomos felizes juntos. Me lembra que a humanidade é capaz de amor e beleza assim como de destruição"

À medida que as noites passam, Her Komandant se mostra uma pessoa diferente do que ela imaginava, ele demonstra uma grande admiração pelo traço de Édouard, passando a venerar a imagem pintada da jovem. É quando Sophie percebe que tem uma arma em mãos para persuadi-lo em seu único interesse: reencontra o marido Édouard. 

Na segunda parte do livros, somos levados a quase um século depois, em 2006, e somos apresentados a Liv, uma jovem mulher que perdera seu marido a quatro anos e que ainda não conseguiu superar e seguir com sua vida. Ela vive em uma casa chique construída pelo seu marido, que era arquiteto, endividando-se cada dia mais para manter a casa e a memória de David, tento como único conforto, olhar para o quadro que ele lhe dera de presente de casamento. A Garota Que Você Deixou Para Trás está pendurado sobre sua cama a 10 anos, e é o seu objeto favorito no mundo inteiro. 

Numa tentativa desesperada de lhe arranjar um namorado, sua amiga Kristem marca uma jantar com todos os colegas, e, como era de se esperar, o encontro não vai adiante. No entanto, a noite revela grandes surpresas para Liv, que reencontra Mo, uma colega da época da faculdade que não via há muitos anos. 

"Penso em você noite e dia.Você é minha estrela guia nesse mundo de loucura"

Mo é uma garçonete que não tem onde morar, por isso Liv a convida para passar uma noite em sua casa. Mas as duas são completamente diferentes e Liv já está acostumada a viver sozinha. E de uma forma surpreendente, a presença de Mo, acaba preenchendo um espaço vazio há muito tempo em sua vida. 

Numa noite em que Mo está trabalhando e Liv não está disposta a fica sozinha, ela vai a um bar gay para afogar as mágoas, mas depois algumas taças de vinho, ela percebe que sua bolsa foi roubada e Paul, um ex-policial e irmão do dono do bar, oferece ajuda para levá-la para casa. Os dois sentem uma atração mutua, e suas vidas começam a mudar depois daquela noite. 

Quando tudo parece finalmente estar voltando aos eixos na vida de Liv, ela é notificada que A Garota Que Você Deixou Para Trás foi roubado na Primeira Guerra Mundial, e ela tem a opção de devolver a família ou ir para o tribunal. E o pior de tudo, quem está movendo a ação é a empresa para qual Paul trabalha. 


"O que isso ensina para a gente Sr.McCafferty, é que na vida há coisas muito mais importantes do que vencer"

Além de Liv ficar com raiva dele e se afastar por completo, ela embarca em uma jornada para provar que o quadro lhe pertence e que o lugar de Sophie é onde ele está há 10 anos. 

Uma história com muitas reviravoltas e cheia de segredos que começam a vir à tona no tribunal, nos revelando a verdadeira história de Shophie Lefrève. 

Um romance ambientado em duas épocas diferentes, e escrito com uma enorme sensibilidade, Jojo Moyes conseguiu contrabalancear duas histórias que possuem um propósito em comum: o resgate de uma identidade. 

Sophie e Liv são duas mulheres fortes e que de maneira distintas perdem o homem que amavam. Cada uma a sua maneira, elas demonstram lealdade, caráter, determinação e tiveram suas vidas alteradas pela existência do mesmo quadro.


 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!