RESENHA: O BEIJO DAS SOMBRAS (ACADEMIA DO VAMPIRO) - RICHELLE MEAD

Título: O Beijo das Sombras
Título Original: Vampire Academy
Série: Academia de Vampiros
Livro: 01
Autor: Richelle Mead
Editora: Agir
Páginas: 320
Ano: 2010
Adicionar: Skoob
Comprar: SaraivaSubmarino

Lissa Dragomir é uma adolescente especial, por várias razões: ela é a princesa de uma família real muito importante na sociedade de vampiros conhecidos como Moroi. Por causa desse status, Lissa atrai a amizade dos alunos Moroi mais populares na escola em que estuda, a São Vladimir. Sua melhor amiga, no entanto, não carrega consigo o mesmo prestígio: meio vampira, meio humana, Rose Hathaway é uma Dampira cuja missão é se tornar uma guardiã e proteger Lissa dos Strigoi – os poderosos vampiros que se corromperam e precisam do sangue Moroi para manter sua imortalidade. Pressentindo que algo muito ruim vai acontecer com Lissa se continuarem na São Vladimir, Rose decide que elas devem fugir dali e viver escondidas entre os humanos. O risco de um ataque dos Strigoi é maior, mas elas passam dois anos assim, aparentemente a salvo, até finalmente serem capturadas e trazidas de volta pelos guardiões da escola.
Mas isso é só o começo. Em O Beijo das Sombras, Lissa e Rose retomam não apenas a rotina de estudos na São Vladimir como também o convívio com a fútil hierarquia estudantil, dividida entre aqueles que pertencem e os que não pertencem às famílias reais de vampiros. São obrigadas a relembrar as causas de sua fuga e a enfrentar suas temíveis consequências. E, quem sabe, poderão encontrar um par romântico aqui e outro ali. Mais importante, Rose descobre por que Lissa é assim tão especial: que poderes se escondem por trás de seu doce e inocente olhar?
Richelle Mead dá uma nova face à literatura vampiresca com este romance: mais ácida, apimentada e inteligente do que nunca, a saga dos Moroi e seus guardiões surpreende pelas reviravoltas e pela ousadia desses cativantes personagens.
Por ser o primeiro livro da série, O Beijo das Sombras nos introduz ao mundo diferente de vampiros, onde existe os Moroi (vampiros que apesar de beber sangue humano, não os mata e tem dons mágicos), os Dampiros (meio humano e meio vampiro, tem todas as qualidades de um vampiro de forma mais intensa, é mais forte, mais rapido, mas é resistente ao sol e não precisam de sangue humano. No final, eles acabam se tornando guardiões dos Moroi) e os Strigois (vampiros sem humanidade, que matam para se alimentar e preferem beber sangue de vampiro a humano. Eles são imortais, ao contrario dos outros), e as suas protagonistas: Rose Hathaway e Lisa Dragonir. 

As duas são amigas desde a infância, pois estudam juntas na São Vladimir, uma escola para vampiros. Rose é uma dampira, e estudou durante toda sua vida para se tornar a guardiã de Lissa, que é uma Moroi. Elas viviam suas vidas com tudo planejado, tinham uma vida social ativa, eram populares na escola, mas tudo mudou quando um acidente de carro matou toda a família de Lissa, fazendo das duas as únicas sobreviventes, o que foi um grande milagre. Após esse acidente, elas também descobrem que compartilham um laço especial. Lissa consegue ouvir os pensamentos de Rose, e as vezes, Rose também é puxada para a mente da amiga, conseguindo sentir o mesmo que ela. Além de toda essa confusão que as duas estão enfrentando, Lissa se tornou a única que sobrou da família Dragonir, uma das famílias reais e começa a corre risco de morte. 

- Não importa como eu me sinto. Eles vêm primeiro. Protegê-los é o mais importante.
Rose começa a se preocupar não apenas com a segurança da amiga, mas também com sua sanidade mental, então as duas fogem do colégio e começam a viver uma aventura, indo de cidade a cidade até conseguirem se esconder das autoridade vampirescas – além delas serem menor, a tutela de Lissa é da escola. Mas, sabem aquela historia que nem sempre as coisas são como queremos? Pois então, depois de quase dois anos fugindo, as duas são achadas e levadas de volta para escola e terão que lidar com muitos problemas. 

Lissa começa a se envolver com a pessoa mais inapropriada da escola (segundo Rose), as coisas estranhas de antes voltam a acontecer e ela volta a perder um pouco da sua sanidade. Enquanto isso, Rose precisa treinar dobrado para conseguir alcançar os antigos colegas, se quiser se formar e ser guardiã de Lissa depois da escola, além de proteger a amiga de tudo, tentar superar o vicio que ficou depois de alimentar Lissa por tanto tempo (ao beber sangue de uma pessoa, os vampiros liberam um tipo de morfina que deixa o humano relaxado e sem sentir dor, eles realmente não gostam de machucar, mas a morfina vicia, é uma especie de droga) e lidar com uma grande paixão pelo seu novo professor, o guardião Dimitri Belikov (suspiro, suspiro e suspiro). Elas também vão precisar lidar com as fofocas e intrigas de adolescentes que acontecem em qualquer escola normal. 

Para todos os outros, principalmente um dampiro, deixar um Moroi tirar sangue de você era quase, bem, era uma coisa quase obscena. Na verdade, uma das coisas mais pervertidas, praticamente pornográfica, que uma dampiro podia fazer era deixar um Moroi beber seu sangue durante o ato sexual.
Conheci a série através de uma amiga, e confesso que quando comecei a ler, achei que seria um livro bem clichê sobre amor de vampiros, mas estava bem enganada. Apesar da autora usar uma linguagem adolescente, a narrativa é muito fluida e prende o leitor! A medida que você vai lendo o livro, você vai se apaixonando pelos personagens, pela história e descobrindo os mistério que envolvem as duas amigas. 

O que eu mais gostei nesse livro, é o fato das protagonistas serem duas mulheres. O livro é narrado pela Rose, mas as vezes, como eu disse, ela é puxada para a mente de Lissa e temos o ponto de vista dela também! A Rose é uma personagem que aparenta ser super forte, mas tem suas fraquezas e a maior delas é a sua melhor amiga, para cuidar de Lissa, ela deixa sua própria vida de lado e esquece de viver também. Já a Lissa me surpreendeu bastante, porque nesse livro ela é bem dependente da Rose, mas no final se mostra uma menina forte e que também está disposta a lutar.

Sobre os romances, apesar deles serem presentes na história, a autora soube colocar muito bem as coisas. Eu não gosto, nem um pouco, quando o romance distrai a personagem do seu objetivo e se transforma no centro de tudo, sabe?


 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!