DEATH NOTE


Com uma legião de fãs que aumenta a cada ano, Death Note (tanto o anime quanto o mangá) fala sobre mortalidade, justiça e livre arbítrio, dentro de uma interessante trama investigativa que traz personagens únicos com motivações obscuras e que nos mostram uma nova face a cada página – ou a cada episódio. A verdade é que Death Note é uma trama muito mais complexa do que aparenta, talvez por esse motivo tenha conquistado tantos fãs ao redor do mundo. 

Mas parece que a Netflix não levou tudo isso em consideração quando decidiu criar o live action, já que não se aprofundou em nenhuma das essências de Death Note, e fez um filme vergonhoso para uma plataforma com tantas obras dignas de aplausos. 

Para mim, que sou super fã de Death Note desde que tive o prazer de ler o mangá em 2012, o filme pode ser a adaptação de QUALQUER coisa, menos da obra original, já que malmente os nomes dos personagens coincidem com o mangá. Ele foram fiel ao visual do Ryuk, apesar dele nem se mexer, fazendo parecer que eles nem usaram algum efeito no shinigami, e trazerem alguns trejeitos do L dignos do anime, mas APENAS isso pode ser considerado uma “adaptação” da obra orignal. 


Death Note tem como personagem principal o Ligth (ou Kira) que é um jovem sociopata que mata sem escrúpulos, mesmo que esteja matando bandidos inicialmente. Ele não pensa duas vezes antes de usar o pai e a Misa como escudo para sua identidade secreta. As coisas tomam um proporção ainda maior quando L, um jovem brilhante que começa a investigar o caso aparece. Com trejeitos estranhos, L busca Kira de uma forma quase obsessiva, enquanto descobre o que é uma amizade verdade com o Ligth – sim, o bandido que ele tanto procura. Claro que estou me referindo ao Anime, já que o filme gira em torno do romance (oi? De onde vocês tiraram um romance dos mangás?)  do Ligth e da Mia (que deveria se chamar MISA), e pouco fala sobre o peso do caderno da morte na sociedade e na vida de qualquer ser humano. 

O roteiro fraco não nos permite conhecer nenhum dos personagens verdadeiramente a fundo, muito menos nos conectar com o romance que se desenrola em apenas quinze minutos de filme. Então fico me perguntando, como eles queriam que nos impactássemos com o final do filme? O que exatamente eles queriam nos fazer sentir? 

Isso sem falar na direção de Adam Wingard, que faz com o que filme pareça inicialmente uma comédia besteirol, mas tão besteirol que me deu náuseas e não vontade de rir, dificultando completamente a pessoas que tiveram o primeiro contato com Death Note através desse filme (podemos realmente chamar assim?) a definir sua identidade. A trilha sonora completamente equivocada, colocando uma música pop romântica na última cena – que supostamente seria a de maior tensão – fazendo com que o clima se esvaísse completamente. 


O fato deles terem americanizado os atores, para mim não é nenhum problema, mas além de Lakeith Stanfield, que conseguiu reproduzir alguns trejeitos do detetive L, não achei que nenhum dos outros atores conseguiram se sobressair com algum sucesso desse filme. O que prejudicou muito a história, já que o jogo de gato e rato entre L e Kira acabou sendo completamente fracassado, devido ao fato da inteligência sensacional dos personagens terem sido reduzidas a nada. 

Não sei como posso continuar falando sobre essa adaptação, já que tudo foi uma grande decepção para mim. Entendo que quando se tratar de adaptar algo para um filme de uma hora e meia sejam necessário algumas mudanças, mas não são apenas as mudanças que atrapalham o filme, e sim o fato deles extraírem toda a essência original, fazendo com que tudo girasse em torno de um relacionamento amoroso que eles se quer se aprofundam. 

Meu conselho a vocês que nunca tiveram contato com a brilhante obra de Tsugumi Ohba e Takeshi Obata, ou até mesmo vocês que já tenho lido ou assistido as obras originais é: não percam tempo assistindo ao filme da Netflix, dêem preferência a (re)assistir o anime que também está disponível na plataforma.


22 comentários:

  1. Como alguém perde tempo em fazer uma adaptação mal feita, repleta de falhas e que, decepciona os fãs que acabam se frustrando com o resultado? Eu não assisti ao mangá e nem tive acesso à obra original. É bom saber a opinião de alguém que está inteirada no assunto e ir direto aos animes. Ainda bem que tb se encontram disponíveis na plataforma.

    ResponderExcluir
  2. ola tudo bem ?
    Não conhecia nada da obra e nem a adptação , vou seguir sua dica e
    assistir o anime . Bjssss

    ResponderExcluir
  3. Não sou nada fã da obra, tanto mangá e anime, mas estava com uma breve curiosidade de assistir ao filme, mas acredito que agora não vou gastar meu tempo assistindo kkk. Gostei muito da sua opinião sincera, ótimo post.

    Beijos,
    Letícia do Garota Perdida nos Livros

    ResponderExcluir
  4. Meu pai!! Me desanimei por completo. Voce realmente não gostou kkk
    Bom, gosto de opiniões sinceras, certamente não verei no netflix...
    Eu confesso que tenho me decepcionado quase sempre com adaptaçoes, nunca são a mesma coisa, e sempre ficam abaixo da média.

    beijos

    www.chuvanojardim.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu fiquei tão empolgada quando soube que a Netflix iria trabalhar em cima de Death Note e estava querendo muito assistir, uma pena que não trabalharam bem os elementos =\

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia, uma dica ai pra quem ver algo diferente
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Só por essa foto ai já não tenho nenhum interesse que coisa sinistra , meio assustadora odeio coisas filmes assim, infelizmente a netflix só deixa a desejar na maioria do filmes triste isso, colocamos tanta espectativa e na hora h só tristeza !

    ResponderExcluir
  8. adoro death note, o anime é muitoooooooo bom mesmo, amo!! mas não sabia da existência desse filme, gostei muito da sua opinião sincera sobre o filme, apesar de negativa vou tentar ver o filme e tirar minhas conclusões porque adoro o anime e já sei que me vou desiludir, mas mesmo assim quero muito ver x)

    beijinhooos

    https://nomundodeumamulher.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  9. Eu não assisti o filme quando anunciou pela a Netflix, eu estava programando, para assistir o filme com alguns amigos, porque aqueles meus amigos me avisaram sobre o filme, foi mesmo a vergonha que não agradou a muitos fãs É com uma legião de fãs que aumenta a cada ano, Death Note não teve uma temporada agradável.

    ResponderExcluir
  10. Eu confesso que não sou fã de mangá nem animes, mas vi esse filme na Netflix e sinceramente achei muito chato, até dormi nomeio, sou fã de terror, mas esse ao menos pra mim deixou a desejar! Bjs (•‿•)

    ResponderExcluir
  11. Não sou fã mais fiquei com vontade de assisti, pela netflix

    ResponderExcluir
  12. É sempre bom ter uma opinião sincera e verdadeira sobre filmes e animes! Confesso que não sou muito fã de animes , mas com certeza esse filme não assistirei!

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Mulher, minha timeline no twitter simplesmente lotou de gente que defendia e ataca o live action, haha. Euzinha que, na minha fase otaka (rs), li o mangá que inclusive os tenho e vi o filme, só consegui rir de nervouser. Netflix desapontou muito com esse filme, deu para deixar ele rodando enquanto eu limpava a casa até. Mas nossa, tua resenha foi a mais sincera e divertida que já li, haha. Beijão.

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem Luma?

    Eu já li criticas positivas sobre o manga, contudo sobre o filme vejo que o pessoal não está gostando dessa adaptação. Eu não tenho pressa de assistir esse filme, acho até que não vou assistir.
    Abraço

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde, como vai? confesso que ainda essa adaptação e nem a original, mas achei interessante a sua citação, e é uma pena que essa adapação nao tenha ficado tao boa, a ponto das pessoas nao gostarem

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Acontece algumas vezes as adaptações se revelarem autenticos fiascos, ou então irmos com grandes expectativas (depois de um livro lido, ou algo assim) e o filme ficar aquém do que esperávamos ver. Já me aconteceu e é sempre frustrante, sobretudo se gostávamos muito da obra original...

    ResponderExcluir
  18. Olá, como vai?
    Minhas melhores amigas, adoram a obra original e ficaram decepcionadas ao ver essa adptação;
    A Netflix errou feio nessa obra, espero que façam algo para emendar o erro, bj
    :*

    ResponderExcluir
  19. Olá Luma, tudo bem?
    Assisti com o meu namorado e ele reclamou durante o filme todo, acredito que a maioria dos fãs concorda com você. Eu não sabia muito da história, e mesmo assim, não gostei muito do filme. Mas qualquer dia desses, pretendo dá uma chance ao anime.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem? Vi algumas pessoas indicando Death note essa semana mas confesso que não conhecia. É uma pena quando a produção foge tanto ao original, os fãs acabam ficando decepcionados. Acredito ser uma faca de dois gumes, seguir o original para algumas pessoas é não ter criatividade para inovar. Por outro lado se faz algumas mudanças desagrada outro grupo. Uma produção nunca irá agradar todos os gostos. #risos Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  21. Oi, Tudo bom?
    Nossa eu estou louca para ver, vi a chamada na Netflix, mas não sabia que era um mangá achei bem top. Mas, fiquei triste que é um pouco diferente do original.
    beijos, Joyce de Freitas

    ResponderExcluir

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!