RESENHA: O BEIJO DAS SOMBRAS (ACADEMIA DO VAMPIRO) - RICHELLE MEAD

Título: O Beijo das Sombras
Título Original: Vampire Academy
Série: Academia de Vampiros
Livro: 01
Autor: Richelle Mead
Editora: Agir
Páginas: 320
Ano: 2010
Adicionar: Skoob
Comprar: SaraivaSubmarino

Lissa Dragomir é uma adolescente especial, por várias razões: ela é a princesa de uma família real muito importante na sociedade de vampiros conhecidos como Moroi. Por causa desse status, Lissa atrai a amizade dos alunos Moroi mais populares na escola em que estuda, a São Vladimir. Sua melhor amiga, no entanto, não carrega consigo o mesmo prestígio: meio vampira, meio humana, Rose Hathaway é uma Dampira cuja missão é se tornar uma guardiã e proteger Lissa dos Strigoi – os poderosos vampiros que se corromperam e precisam do sangue Moroi para manter sua imortalidade. Pressentindo que algo muito ruim vai acontecer com Lissa se continuarem na São Vladimir, Rose decide que elas devem fugir dali e viver escondidas entre os humanos. O risco de um ataque dos Strigoi é maior, mas elas passam dois anos assim, aparentemente a salvo, até finalmente serem capturadas e trazidas de volta pelos guardiões da escola.
Mas isso é só o começo. Em O Beijo das Sombras, Lissa e Rose retomam não apenas a rotina de estudos na São Vladimir como também o convívio com a fútil hierarquia estudantil, dividida entre aqueles que pertencem e os que não pertencem às famílias reais de vampiros. São obrigadas a relembrar as causas de sua fuga e a enfrentar suas temíveis consequências. E, quem sabe, poderão encontrar um par romântico aqui e outro ali. Mais importante, Rose descobre por que Lissa é assim tão especial: que poderes se escondem por trás de seu doce e inocente olhar?
Richelle Mead dá uma nova face à literatura vampiresca com este romance: mais ácida, apimentada e inteligente do que nunca, a saga dos Moroi e seus guardiões surpreende pelas reviravoltas e pela ousadia desses cativantes personagens.
Por ser o primeiro livro da série, O Beijo das Sombras nos introduz ao mundo diferente de vampiros, onde existe os Moroi (vampiros que apesar de beber sangue humano, não os mata e tem dons mágicos), os Dampiros (meio humano e meio vampiro, tem todas as qualidades de um vampiro de forma mais intensa, é mais forte, mais rapido, mas é resistente ao sol e não precisam de sangue humano. No final, eles acabam se tornando guardiões dos Moroi) e os Strigois (vampiros sem humanidade, que matam para se alimentar e preferem beber sangue de vampiro a humano. Eles são imortais, ao contrario dos outros), e as suas protagonistas: Rose Hathaway e Lisa Dragonir. 

As duas são amigas desde a infância, pois estudam juntas na São Vladimir, uma escola para vampiros. Rose é uma dampira, e estudou durante toda sua vida para se tornar a guardiã de Lissa, que é uma Moroi. Elas viviam suas vidas com tudo planejado, tinham uma vida social ativa, eram populares na escola, mas tudo mudou quando um acidente de carro matou toda a família de Lissa, fazendo das duas as únicas sobreviventes, o que foi um grande milagre. Após esse acidente, elas também descobrem que compartilham um laço especial. Lissa consegue ouvir os pensamentos de Rose, e as vezes, Rose também é puxada para a mente da amiga, conseguindo sentir o mesmo que ela. Além de toda essa confusão que as duas estão enfrentando, Lissa se tornou a única que sobrou da família Dragonir, uma das famílias reais e começa a corre risco de morte. 

- Não importa como eu me sinto. Eles vêm primeiro. Protegê-los é o mais importante.
Rose começa a se preocupar não apenas com a segurança da amiga, mas também com sua sanidade mental, então as duas fogem do colégio e começam a viver uma aventura, indo de cidade a cidade até conseguirem se esconder das autoridade vampirescas – além delas serem menor, a tutela de Lissa é da escola. Mas, sabem aquela historia que nem sempre as coisas são como queremos? Pois então, depois de quase dois anos fugindo, as duas são achadas e levadas de volta para escola e terão que lidar com muitos problemas. 

Lissa começa a se envolver com a pessoa mais inapropriada da escola (segundo Rose), as coisas estranhas de antes voltam a acontecer e ela volta a perder um pouco da sua sanidade. Enquanto isso, Rose precisa treinar dobrado para conseguir alcançar os antigos colegas, se quiser se formar e ser guardiã de Lissa depois da escola, além de proteger a amiga de tudo, tentar superar o vicio que ficou depois de alimentar Lissa por tanto tempo (ao beber sangue de uma pessoa, os vampiros liberam um tipo de morfina que deixa o humano relaxado e sem sentir dor, eles realmente não gostam de machucar, mas a morfina vicia, é uma especie de droga) e lidar com uma grande paixão pelo seu novo professor, o guardião Dimitri Belikov (suspiro, suspiro e suspiro). Elas também vão precisar lidar com as fofocas e intrigas de adolescentes que acontecem em qualquer escola normal. 

Para todos os outros, principalmente um dampiro, deixar um Moroi tirar sangue de você era quase, bem, era uma coisa quase obscena. Na verdade, uma das coisas mais pervertidas, praticamente pornográfica, que uma dampiro podia fazer era deixar um Moroi beber seu sangue durante o ato sexual.
Conheci a série através de uma amiga, e confesso que quando comecei a ler, achei que seria um livro bem clichê sobre amor de vampiros, mas estava bem enganada. Apesar da autora usar uma linguagem adolescente, a narrativa é muito fluida e prende o leitor! A medida que você vai lendo o livro, você vai se apaixonando pelos personagens, pela história e descobrindo os mistério que envolvem as duas amigas. 

O que eu mais gostei nesse livro, é o fato das protagonistas serem duas mulheres. O livro é narrado pela Rose, mas as vezes, como eu disse, ela é puxada para a mente de Lissa e temos o ponto de vista dela também! A Rose é uma personagem que aparenta ser super forte, mas tem suas fraquezas e a maior delas é a sua melhor amiga, para cuidar de Lissa, ela deixa sua própria vida de lado e esquece de viver também. Já a Lissa me surpreendeu bastante, porque nesse livro ela é bem dependente da Rose, mas no final se mostra uma menina forte e que também está disposta a lutar.

Sobre os romances, apesar deles serem presentes na história, a autora soube colocar muito bem as coisas. Eu não gosto, nem um pouco, quando o romance distrai a personagem do seu objetivo e se transforma no centro de tudo, sabe?


23 comentários:

  1. Primeira vez que vejo uma obra com sub-espécie de vampiros. Parece muito interessante. E saber que esse é o primeiro livro, dá para imaginar o quanto vão desenvolver esse tema. Parabéns pela resenha! Adorei!

    ResponderExcluir
  2. O livro tem uma história que prende o leitor até o fim, a obra é sensacional. Livros de vampiros são sempre surpreendentes. Apesar de livros de vampiros não ser muito o meu gênero gostei dá resenha, a história é bastante interessante, bjs.

    ResponderExcluir
  3. Que história diferente essa com vampiros né?! Vc sempre traz ótimas resenhas e de ótimos livros, da vontade de ler tdo. bjos

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Nossa eu amo esse livro, amo a autora e amo a série, com certeza é uma das melhores, gosto muito de histórias que envolvem vampiros , sua resenha esta muito fofa, parabéns.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, flor, como vai?
    Gostei bastante da sua indicação de desse livro, pois eu gosto demais de histórias assim, o qual nos prende na leitura. Bem como gostei bastante da sua opinião sobre esse livro. beijos

    ResponderExcluir
  6. Adoro esse universo de vampiros, por mais que surjam estórias que tentem agregar ingredientes, sabemos que nem sempre dá certo ao ponto de nos levar ao êxtase. Eu já tinha lido algo sobre essa série, mas não sabia muito bem do que se tratava. Interessante as personagens principais serem mulheres, geralmente focam o poder nos homens nesse tipo de enredo. Dica anotada, a resenha está ótima.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  7. Oi Luma, tudo bem?

    Já vi algumas pessoas falando desta série, mas confesso que até agora não tinha interesse algum em lê-los, mesmo amando livros com vampiros como personagens principais. Me parece que nesta série os vampiros são vistos de forma diferente e já me interessei por essa divisão deles, me encantou logo de cara. Também gostei de saber que as personagens principais são duas mulheres, irei colocar na minha lista! Parabéns pela resenha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Nunca li uma obra deste genêro, e confesso que fiquei impressionada. E lendo tudo que você escreveu só me fez querer adquirir este livro e ler. Amei, obrigada por compartilhar conosco ♥

    ResponderExcluir
  9. Oi
    não conhecia a obra e nunca li livros que tem vampiros na história, mas eu gosto muito e quero ter a oportunidade de ler essa serie com certeza. Adorei a indicação bjs!

    http://fabiisanto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho esse livro, e aquela cena da Rose com o Dimitri só nos beijos? Gente, geeeeente, chega suspirei nessa parte. Haha. O interessante sobre o livro (e o filme) é que ambos tem aquela pegada divertida de humor vampírico. Não importa o quão difíceis pareçam ser as situações, tu sempre vai acabar dando risada com alguma coisa que acontece por lá. E olha que sou adepta — cega e rígida — de vampiros sanguinolentos hein (all hail True Blood) então eu devorei o livro em dois dias haha. Lissa é um amorzinho também, quem não iria querer protegê-la? Simplesmente recomendo para todo ler essa resenha porque é a mais completa, sincera e sem spoilers que conheço. Sério. Amo o modo como tu estrutura elas, me ensinaaaaaaa. Mega beijão.

    ResponderExcluir
  11. Não costumo ler livros sobre vampiros, não é muito minha "praia" mas achei interessante a história e o papel de Rose em proteger a amiga. Parece ser um livro bem interessante com vários temas que vão se desenvolvendo com o decorrer da leitura!

    ResponderExcluir
  12. AMAVA MUITO e dei todos meus livros, superei ahaha amo o filme, fiquei mt feliz com o filme, uma pena que não fez sucesso, tambem né, super trash e demorou cem anos. Agora quero assistir fallen. Adoro tuas resenhas, Lu! Bjs

    ResponderExcluir
  13. Nossa, eu quero muito ler esse livro! Sou apaixonado por essa temática que envolve seres sobrenaturais, principalmente vampiros e bruxos, por isso, já faz um longo tempo que planejo ler esse livro, mas nunca consigo. A premissa da trama é boa, e aparenta ser uma daquelas leituras que devoramos rapidamente. Adorei sua resenha.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  14. O filme foi adaptado do primeiro livro da série. Este filme, eu sei que teve sucesso absoluto com o livro certamente terá seu papel absoluto por um longo tempo. O enredo está cheio de suspense, mistério, romance e muitos segredos. Claro, a história é uma série de qualidades e sucesso absoluto.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  15. Oi tudo bem?
    Não sou fá de livros de vampiros da um medinho rsrs,mesmo porque nunca li,mais para quem gosta vai adorar seu post mesmo eu não gostando é um livro bem interessante,quem sabe um dia eu acabo me interessando e lendo,um beijo.

    ResponderExcluir
  16. Quando comecei a ler pensei que era mais uma historia de vampiros... mas como você mostrou, parece bem interessante! Gostei do fato das protagonistas serem mulheres e cobcordo com vc... odeio quando o romance rpuba os objetivos! Arrasou! Beijos

    ResponderExcluir
  17. Livros de vampiros não me chamam muito atenção, mas confesso que esse me deixou com vontade de ler. Gosto de histórias que me prendam e essa me prendeu sem dúvidas. Suas resenhas são sempre ótimas <3

    ResponderExcluir
  18. Eu ainda não consegui ler esse livro, mas amo essa saga de vampiros sabe rs.. Gosto muito de filmes também desse tema. Eu adorei a sua resenha e já quero comprar logo o livro

    ResponderExcluir
  19. Concordo contigo! Quando o livro vira um açucar puro e os personagens se se dissipam do propósito, fecho e tento recomeçar em outro momento sem "um mini ódio" haha. Gostei da resenha!

    ResponderExcluir
  20. olá!
    Esse livro pelo que li na sua resenha, sai um pouco do óbvio do mundo dos vampiros, dando a eles outros dons e criando outros tipos de vampiros. Adorei conhecer.
    Parabéns pela resenha.
    Abraços

    ResponderExcluir
  21. Gosto de histórias que têm mulheres como protagonistas, ainda mais mulheres fortes. Como você mesma disse, a Lissa é dependente da Rose, mas em determinado momento ela mostra sua força. Legal isso de mostrar que somos fortes, mas também temos fragilidades. E é assim também com os homens, com o ser humano em geral. Me interessei bastante em ler.

    ResponderExcluir
  22. Mais uma vez, suas resenhas são maravilhosas e me fazem não querer parar de ler.
    Admiro o seu gosto pela literatura, isso me impulsiona a continuar lendo e mais uma vez esse livro vai pra minha listinha, porque a historia é daquelas que gosto que um tem um pouquinho de tudo, e sou a louca por historias de vampiros e humanos.
    Obrigada por aumentar minha caixinha de leitura.
    Beijos e muito sucesso!

    ResponderExcluir
  23. Adorei a sua dica .. eu mesmo nunca vi mas vou procurar para poder ler porque parece ser uma história bem interessante

    ResponderExcluir

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!