RESENHA: A ÚLTIMA CARTA DE AMOR - JOJO MOYES

Título: A Última Carta de Amor
Título Original: The Last Letter From Your Love
Autor(a): Jojo Moyes
Páginas: 384 
Editora: Intrínseca 
Ano: 2016
Adicione: Skoob
Compre: SaraivaSubmarinoAmazon
Classificação: 4,5/5
Londres, 1960. Ao acordar em um hospital após um acidente de carro, Jennifer Stirling não consegue se lembrar de nada. Novamente em casa, com o marido, ela tenta sem sucesso recuperar a memória de sua antiga vida. Por mais que todos à sua volta pareçam atenciosos e amáveis, Jennifer sente que alguma coisa está faltando. É então que ela descobre uma série de cartas de amor escondidas, endereçadas a ela e assinadas apenas por “B”, e percebe que não só estava vivendo um romance fora do casamento como também parecia disposta a arriscar tudo para ficar com seu amante. Quatro décadas depois, a jornalista Ellie Haworth encontra uma dessas cartas endereçadas a Jennifer durante uma pesquisa nos arquivos do jornal em que trabalha. Obcecada pela ideia de reunir os protagonistas desse amor proibido — em parte por estar ela mesma envolvida com um homem casado —, Ellie começa a procurar por “B”, e nem desconfia que, ao fazer isso, talvez encontre uma solução para os problemas de seu próprio relacionamento. Com personagens realísticos complexos e uma trama bem-elaborada, A última carta de amor entrelaça as histórias de paixão, adultério e perda de Ellie e Jennifer. Um livro comovente e irremediavelmente romântico




Depois de ter lido Como Eu Era Antes de Você e Um Mais Um da Jojo Moyes, eu decidi que leria tudo e qualquer coisa dessa autora maravilhosa. Mas quando ganhei A Última Carta de Amor no dia dos namorados - meu namorado é um lindo, não é? - ainda não tinha superado Depois de Você e precisei de um tempo. 

Recentemente, comecei um desafio literário que encontrei em alguns marcadores da Livraria Cultura e o coloquei na lista, porque queria lê-lo de uma vez por todas, mesmo sabendo que sairia dessa história com o coração destruído, e olha só, eu estava certa. Ainda estou colando os caquinhos do meu coração depois dessa leitura. 

O livro une a narrativa de duas mulheres: a Jeniffer, uma esposa troféu da década de 60 e a de Ellie, uma renomada jornalista dos dias de hoje. E o que elas têm em comum? Ambas vivem um relacionamento extraconjugal!

"(...) saiba ao menos isso: em algum lugar deste mundo há um homem que a ama, que entende quão preciosa e inteligente e boa você é. Um homem que sempre a amou e que, por mais que tente evitar, desconfia que sempre a amará." (Pág. 226)

Ellie está namorando com um homem casado a quase um ano e as coisas começam a sair do controle, por ela viver pensando no namorado, em qual futuro eles terão juntos ou quando ele deixará a esposa. E graças a isso, seu emprego está por um fio. Ela precisa batalhar por uma boa matéria para convencer a editora-chefe de que ainda é uma boa jornalista, é quando ela encontra uma carta de amor de décadas atrás endereçada uma caixa postal em Londres 

Intrigada com essa carta, Ellie começa a investigar a vida de Jennifer e buscar indícios de que ela e o grande amor de sua vida tiveram um final feliz, mesmo o relacionamento sendo fruto de uma traição, porque ela vê nas cartas a possibilidade de resolver sua própria vida e encontrar um motivo para justificar o amor que tem vivido. E enquanto ela tenta descobrir mais sobre o que aconteceu, a Jojo nos faz mergulhar numa narrativa de amor da década de 60. 

Jennifer é uma mulher bem casada, vista como esposa troféu de um dos empresários mais famosos da Londres de 1960, mas se apaixona perdidamente por outro homem e começa um relacionamento com o mesmo. Por um longo tempo essa paixão manteve-se através de cartas de amor trocadas secretamente, mas tudo muda quando Jennifer sofre um acidente e perde a memória, não se lembrando mais desse grande amor. 



Para que você compreenda melhor tudo o que aconteceu, a Jojo dividiu a narrativa de Jeniffer em duas, quando ela conheceu o seu verdadeiro amor e quando ela perdeu a memória, onde ela tenta juntar toda as peças do quebra-cabeça e descobrir quem ele é. 

Uma das coisas que mais gostei no livro são as idas e vindas, que dão um enorme mistério ao livro. Você fica se perguntando: quem é o amante da Jennifer? O que a Ellie vai fazer? 

Achei a leitura instigante e fluida. Pude sentir o amor descrito, torcer por ele, e me emocionar com as dores, perdas e com o processo de superação vivenciado por essas duas protagonistas. 

“Goste dele, se precisar, meu amor, mas não o ame. Por favor, não o ame.” (Pág. 99)

A Jennifer é uma personagem forte, encantadora e exemplo de independência feminina. Enquanto a Ellie é insegura e perdida, mas guerreira o suficiente para enfrentar seus medos e lutar pelo futuro. Ambas fazem escolhas erradas, magoam pessoas ao seu redor, e escolhem amores impossíveis, mas por isso elas crescem e amadurecem como mulheres. E o processo de amadurecimento delas é maravilhoso. 

O que posso dizer sobre A Última Carta de Amor é: o livro é uma história sobre o amor, sobre traição, preconceito social, disparidade financeira, divórcio, independência feminina, o significado do casamento, da paixão e do tipo de amor capaz de durar décadas.


32 comentários:

  1. A história parece ser bem legal mesmo e dá até curiosidade de ler o livro todo...rs
    Bjs ♥

    ResponderExcluir
  2. Que linda resenha! Estou louca pra ler Jojo, comecei como eu era antes de vc é não terminei porque o livro não era meu e eu sou paranóica pra não demorar com o livro de alguém. Mais quero muito ler todos da escritora.
    Obg pela indicação
    Bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jojo é maravilhosa!!! Como eu era antes de você é muito lindo, esse livro é menos triste, mas ainda assim a Jojo gosta de nos fazer sofrer!

      Excluir
  3. Ótima resenha, parabéns.
    Ah, Jojo... tenho uma relação de amor com essa autora, mesmo o gênero sendo um dos que menos tenho interesse. Sua resenha já acendeu a luz da vontade de ler esse :)

    Abraço!
    http://lupiliteratus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho um amor enorme por essa autora, tanto que comprei praticamente todos os livros dela que eu não tinha para ler de vez <3

      Excluir
  4. Olá! Não é meu gênero favorito de livro, por isso prefiro ler as resenhas - e, por sinal, a sua foi ótima! - para saber do que se trata, ainda mais dessa autora que é tão popular. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para ler Jojo, você precisa gostar muito de romance e de sofrer um pouquinho! Obrigado pelo carinho <3

      Excluir
  5. Ano a Jojo e essa nova edição do livro ficou show. Estou com vontade de ler e o modelo da sua resenha, deixou o livro bem convidativo. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também amei essa capa, as Intrínseca está lançando as capas dela com um padrão muito mais bonito. Tô super apaixonada por elas. Fico feliz que tenha gostado!

      Excluir
  6. Estou louca para ler esse livro!! Amo esse gênero literário e sua resenha me deixou com mais vontade ainda de ler. Acho essa autora maravilhosa!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto muito dessa autora e desse gênero!! Um romance é sempre bom para aquecer o coração.

      Excluir
  7. Oie, tudo bom?

    Ownt *-*, amei a sua resenha. Comprei ele mês passado no dia 08 de março, tava tudo na promo, e aproveitei e comprei o meu. A sua resenha me deixou com uma vontade louca de passar ele na frente de todos os demais. Fiquei com uma baita de uma ressaca quando terminei 'Como eu era antes de você.' Você gostou de 'Depois de Você', tenho dúvidas se devo ler ou não.

    Bjux ;)
    Entrelinhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu me arrependi de não ter comprado mais coisas nessa promoção, porque estava muito boa!! Li e amei, achei importante saber o que aconteceu com a Lou depois do Will!

      Excluir
  8. Hello!
    Que resenha maravilhosa!
    Eu estou com vontade de ler esse livro faz um tempão e até agora nada kkkkk' gosto do jeito que a Jojo Moyes escreve suas histórias.

    Beijo, beijos
    relicariodehistoriasma.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia logo, não vai se arrepender! Jojo é realmente maravilhosa <3

      Excluir
  9. Amo a escrita da Jojo e confesso que fiquei intrigada com a história e louca pra ler depois dessa resenha. Foi a primeira resenha que li sobre esse livro e amei! Nem imaginava sequer o conteúdo do livro hehehe Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz com o carinho! Depois que ler o livro, me conte o que achou!

      Excluir
  10. Oi Luma,
    Confesso que por mais que eu tenha dois livros da Jojo - Como eu Era Antes de Você e Depois de Você - ainda não tive coragem de ler.
    Mas ler a sua resenha só me fez ficar curiosa e pensar que eu preciso mudar isso logo.

    Beijos,
    www.geeklegend.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é menos triste, juro! Não vai se arrepender!

      Excluir
  11. Tenho muita curiosidade de ler Jojo!! Acho que vai ser o próximo livro que vou comprar para ler!

    ResponderExcluir
  12. Dá Jojo só li o mais famoso até agora, mas pretendo ler outros e esse vai ser um deles... Beijos!!!


    www.lendo1bomlivro.com.br
    Instagram :) @lendo1bomlivro

    ResponderExcluir
  13. Linda a resenha! =) E este livro está na minha TBR do mês de maio, adorei ler a resenha. por ela já sei que irei amar a leitura!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, me conte o que achou depois! Amo saber as opiniões das minhas leitoras!

      Excluir
  14. Adorei sua resenha. O melhor livro dessa autora para mim foi A Garota que você deixou para trás e exatamente por isso acho que vou adorar esse livro. Amo quando o passado e o presente se misturam. Já tinha ouvido falar desse livro, mas nunca procurei saber mais e agora está decididamente na minha linta. Bjs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comprei esse livro recentemente, tô louca para ler! Todo mundo diz que é o melhor livro dela, espero gostar também!

      Excluir
  15. Oiee, mais um livro da JoJo, essa mulher não para!!!!! ainda não li este, mas gosto muito da escrita da autora e achei esse enredo bem interessante, espero poder ler em breve!

    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Adorei sua resenha, fiquei ainda mais curiosa para ler. Há havia comprado esse livro há algum tempo e com certeza já está entre minhas próximas leituras, adoro tudo o que a Jojô escreve, até a lista de supermercado!!! kkk
    Bjos Isis - minhaestantecolorida.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente! Leria até a lista do supermercado dela kkk Leia sim que vai gostar bastante!

      Excluir

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!