RESENHA: NA PORTA AO LADO - LUIZA (LULY) TRIGO

Título: Na porta ao lado 
Livro: 02
Série: As Valentinas
Autora: Luiza Trigo
Páginas: 256
Editora: Rocco
Classificação: 5/5
Adicione: Skoob
Comprar: Saraiva ☮ Submarino ☮ Cultura  ☮ Americanas ☮ Amazon
Com uma carreira em ascensão no segmento juvenil, a carioca Luiza Trigo retoma as personagens de Meus 15 anos – as amigas Bia, Carol, Amanda, Pri e Roberta – e novamente mostra as delícias e as dores da adolescência com leveza, sinceridade e bom humor em Na porta ao lado, seu terceiro romance. No livro, a autora narra as aventuras e desventuras de Carol, que começa o novo ano na escola tendo que encarar não só o casamento de sua mãe e uma mudança de casa, mas também o padrasto como professor e o filho dele como colega de turma. Parece muito azar para uma garota só! Mas muitas outras surpresas aguardam a protagonista, suas amigas e os leitores ao longo das páginas.



Em uma sequência de Meus 15 Anos, Lully trigo volta a nos contar sobre a turma de amigas – as Valentinas – que amamos! Só que dessa vez, a personagem central da história é a Carol, uma leitora assídua que ama correr e terá seu mundo virado de cabeça para baixo quando sua mãe lhe conta que ela vai se casar outra vez. 

Carol sempre esteve acostumada a viver com sua mãe, já que seu pai morreu quando ainda era criança. Então, quando recebe a notícia do casamento e, junto com ela, que vão se mudar para outro lugar onde vão morar com o seu novo padrasto e o filho dele, Tomás, ela não recebe as coisas muito bem. 

"Vou te falar uma frase do Al Gore, aquele político americano, que foi vice-presidente dos Estados Unidos e fez o filme Uma Verdade Inconveniente, que você adora: 'Não arriscar nada é arriscar tudo.'"
Mesmo assim, por sua mãe, ela se esforça para ser agradável com o menino, mas ele a esnoba e torna a vida dela muito mais complicada. Como se não bastasse todo esse pesadelo, uma das suas amigas parece que está começando a ficar com ele, fazendo Carol sentir-se extremamente traída. 

Com tantos problemas acontecendo, Carol nem acredita quando conhece Bernardo, novo aluno na escola, um leitor assíduo e, para deixar tudo ainda melhor, um gatinho por quem ela fica muito caidinha. Mas se você está pensando que as coisas acabam por ai, acontecem muitas surpresas no livro e sugiro que você leia! Posso adiantar para você que o final vai te surpreender bastante!!




Conheci a Luiza Trigo, ou Lully como é chamada por todos, em 2014 (ou foi 2013?) quando ela veio a Salvador para o lançamento de Meus 15 Anos, um pouco antes do evento, comprei seus livros e li Carnaval – livro que ainda espero uma continuação, mesmo sabendo que não terá uma. Só posso dizer que ela é um amor de autora, educada, carinhosa com os fãs e brincalhona. 

O que mais gosto da Lully, é como ela consegue captar o universo juvenil, por diversas vezes, me lembrei das coisas que eu costumava fazer/pensar naquela época, meu grupo de amigas, as paixões e brigas. Terminei o livro em um único dia e fiquei com muita vontade de ler o próximo volume da série: O Poder de uma Canção. 

(...) Me retirei para o quarto ansiosa para escolher minha próxima leitura. Fiquei namorando a estante, tentando decidir, mas eram tantas as opções. Eu compro mais livros do sou capaz de ler, então a fila de espera é sempre enorme

A edição física do livro está simplesmente maravilhosa, a capa é fofa, tem listinhas espalhadas por todo o livro, mas o que mais gostei é que todos os nomes dos capítulos são títulos de livros, o que combina perfeitamente com a Carol. 

Acho que a leitura desse livro é valida para todas as idades, mas principalmente para adolescentes entre 14 e 16 anos.


Como várias músicas são mencionadas no livro, criei duas playlist no Spotif, uma para ela e o Bernardo, e outra que a Carol faz no meio do livro e que você precisa ler para descobrir! (Playlist 1 e Playlist 2)

Espero que vocês tenham gostado da resenha desse livro, que é uma ótima indicação para uma leitura rápida, fluida ou presente para uma filha, sobrinha ou afilhada

28 comentários:

  1. Nossa que honra, ter um livro autografado, eu tinha um do Nicholas Sparks mas infelizmente meu pai jogou fora, pq ele é bem religioso e achou que eu estava fazendo um pacto com satanás. Eu lia muito e ele encarava isso como um vicio. Não deixa de ser kkkk
    www.dobbyapresenta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena que ele pensava assim, mas espero que não tenha para de ler!

      Excluir
  2. Oi

    Eu ainda não conheço os livros da Luly.Minha experiencia com ela foi assistindo uma tag no canal da Melina Souza cujo ela participou w na epoca eu nem sabia que ela era escritora.
    Soube de "Meus quinze anos" no começo do ano que começou ser gravado em Janeiro e estou curiosa para conhecer a escritora.
    Quem sabe um dia eu leio "Na porta do lado".Agora que eu sei que tem musica estou ainda mais animada.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, vai sair o filme de Meus 15 Anos, mas belo que vi, vai ser bem diferente do livro. Ainda assim, estou ansiosa para assistir!

      Excluir
  3. Que legal a ilustração e a história parece ser bem leve, adorei a resenha! Vou indicar para minha sobrinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A leitura é ótima para crianças e adolescentes!

      Excluir
  4. Oi, Luma! Tudo bem? Esse não é muito meu estilo de livro, geralmente não é minha primeira opção, mas gostei da sua resenha. Você parece ter ficado bem animada com o livro e sua resenha passou esse sentimento. Parabéns <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma leitura bem leve, consegui ler ele bem rápido. Então fiquei super animada sim!

      Excluir
  5. Ainda nao conhecia os livros, mas me interesei muito pela história só por causa da sua resenha (como sempre, rs). Gosto tanto desse blog que já li uns dois livros, se nao me engano, só por voce estar indicando ou ter feito resenha.
    Essa resenha foi mais uma que me animou! <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz com o seu carinho! Fico toda envergonhada quando leio comentários assim! Saber que outras pessoas seguem minhas indicações me deixa bem tensa, fico pensando se vão gostar ou não rsrs

      Excluir
  6. Que capa mais fofa! E legal ser edição de autora brasileira! Tá aí um livro que vou indicar pra minha sobrinha... E pra mim também porque sou dessas, né! Rsss
    Bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um ótimo livros para crianças e adolescentes! Aposto que ela vai gostar bastante!

      Excluir
  7. Oie, tudo bom?
    Acho mega fofas essas capas, e pelo que eu vi nas suas fotos a diagramação do livro é mais fofa ainda. Gosto de livros deste gênero, mas não sei se leria neste momento, quem sabe em um futuro próximo. Mas gostei da sua resenha.

    Bjux ;)
    Entrelinhas

    ResponderExcluir
  8. Hello!!
    Acho tão fofas essas capas dos livros da Luisa ❤
    Ainda não tive a oportunidade de ler suas histórias, gostaria muito, apesar de ser infantojuvenil (amo livros desse gênero), o leria!
    Sou fã de livros amorzinhos e gostosinhos de ler ❤
    Amei a resenha e as fotos!

    Beijo, beijos
    relicariodehistoriasma.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu prefiro romances mais adultos, tipo Jojo Moyes, mas amo os livros da Lully, porque são bem leves e fofos <3

      Excluir
  9. Ainda não tive a oportunidade de conhecer os livros da Lully, mas só vejo falar coisas boas sobre eles. Amei a resenha e vai pra minha lista de livros que darei a meu filho adolescente. Vou procurar saber mais dos livros dela ^^ Obrigada,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai gostar bastante! os livros da Lully são bem fofinhos <3

      Excluir
  10. Oi
    Ainda não conheço os livros da Lully, mas você não é a primeira que vejo falar bem sobre eles. Mesmo sendo livro infantojuvenil acho que eu leria sem problemas.
    As fotos e a resenha estão incríveis!

    Beijos,
    www.geeklegend.com.br

    ResponderExcluir
  11. Primeiro, adorei a capa!! Linda, linda e segundo... Só de ser nacional e fofo assim é obrigatório ler...Haha
    Adorei mesmo não fazendo muito meu estilo... Beijos!!!

    www.lendo1bomlivro.com.br
    Instagram :) @lendo1bomlivro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infantojuvenil é sempre bom para dar umas risadas ou aquecer o coração! Fico feliz que tenha gostado da resenha!

      Excluir
  12. Nunca ouvi falar do livro, mas a sua resenha com certeza me fará lê-lo, sou apaixonada por livros nacionais!

    ResponderExcluir
  13. Adoro quando um livro dá mais do que só a história. No caso as referencias. Adorei sua resenha. Nunca ouvi falar nesse livro. Uma pena que alguns livros nacionais não tenham tanto destaque.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, é uma pena que muitos livros nacionais não tenham tanto destaque! Eu mesma só comecei a lê-los e conhecê-los melhor quando fiz o blog!

      Excluir
  14. Aii que fofura de livro!!! Adorei!
    Essa capa também está linda d+
    Deve ser um livro bem gostosinho para se ler rapidinho =)
    Bjos Isis - minhaestantecolorida.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem gostosinho mesmo, a leitura dele é super rápida e leve!

      Excluir

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!