EU ASSISTI: 13 REASONS WHY


No último dia 31, a Netflix nos presenteou adicionando em sua plataforma a sua mais nova série 13 Reasons Why (os 13 porquês), que conta a história de Hannah Baker, uma jovem de 17 anos que antes de se suicidar grava fitas K7 com os 13 motivos que a fizeram se matar e as endereça para as pessoas que lhe fizeram mal. 

A regra era bem clara: se você está recebendo as fitas, precisas ouvi-las e repassá-las à próxima pessoa da lista ou todas as fitas serão reveladas. Clay Jensen é uma das pessoas que recebe as recebe e fica e perguntando o tempo inteiro o que ele podia ter feito de tão ruim que despertasse esse gatilho nela, já que eram amigos e ele era apaixonado pela Hannah. 

Eu li o livro a algumas semanas atrás posso dizer que a série não me decepcionou, mas acho que uma obra complementa a outra. A Netflix nos trouxe um show de detalhes diferente do livro, em que conhecemos apenas os motivos e os personagens superficialmente, a série nos mostra o que cada um está fazendo para seguir em frente depois de ouvir as fitas da Hannah, o que nos faz ficar curiosos e instigados para ver o ver o próximo episódio, que nos faz torcer para Hannah sobreviver, mesmo já sabendo o final da história. 


Demorei em falar dessa série porque precisei absorver tudo com calma, mas depois de ler tantas criticas negativas, eu precisei falar. Muitas pessoas estão dizendo que a série é de uma extrema irresponsabilidade, porque pode ser um gatilho para alguém que já tem pensamentos suicidas. Vou concorda que sim, os temas abordados na série são pesados e marcantes, mas, em minha opinião, questões que precisam ser discutidas e conversadas, como: depressão, estupro, bullying e o suicídio como conseqüência dessas coisas. 



A série nos mostra exatamente isso, como às vezes fazemos alguma coisa que consideramos pequeno ou bobo para uma pessoa, mas para ela é o gatilho que estava faltando para cometer o suicídio. A Hannah tem 13 motivos, alguns muito, muito pesados, outros mais leves que pode ser considerado “brincadeira de criança” para alguns – porque sim, eu li esse tipo de coisa na internet -, e para quem pensa que ela é uma vítima de tudo, está muito enganada, a Hannah comete erros, alguns sem querer, outros por estar tão perdida que não sabe o que fazer, mas a verdade é que ela se sente culpada por duas coisas que aconteceram e somando isso tudo ao resto é... Trágico demais para uma pessoa em depressão agüentar. 

“A série está romantizando o suicídio”, “Ela foi uma fraca por não aguentar”, “Todo mundo me chamava de – escreva aqui um apelido ruim – e nem por isso me matei”, “Pior do que ela se matar é ter deixado as fitas se vingando das pessoas”, "Essa menina é muito dramática e só queria atenção". 

Li todos esses comentários na internet e fiquei pensando em como existem pessoas insensíveis nesse mundo. Não estou dizendo que a série não tem nenhum gatilho, talvez tenha para uma pessoa em crise, mas em momento nenhum ela romantiza o suicídio. Acho que a intenção do livro e da série é fazer as pessoas pensarem mais antes de dizerem alguma coisa. Também não considerei a atitude da Hannah em deixar as fitas como vingança, em centenas de situações parecidas, as pessoas deixam cartas e bilhetes explicando o motivo, ela só fez isso com as fitas e quis que as pessoas que foram um motivo as ouvissem. 


Acho que todas as pessoas deveriam assistir essa série, para que possamos pensar melhor nas coisas que fazemos ou falamos de outra pessoa. E também quero deixar registrado aqui que, não conheço muitas das pessoas que leem meu blog, apesar de ser muita grata, mas se precisarem conversar, podem me procurar em qualquer uma das minhas redes sociais. Se você está passando por uma situação difícil, se você está precisando de ajuda, se sofreu algum abuso e não sabe o que fazer, procure alguém para conversar, escolha a vida. Apesar de não parecer no momento, as coisas vão melhorar!

Vocês já assistiram a série? Me contem o que acharam! 


33 comentários:

  1. Oi!

    Assisti há uma semana e tirei conclusões bem semelhantes às suas. A série me colocou pra pensar na vida em retrocesso e analisar como foi que eu me tornei a pessoa que sou hoje, por isso fiquei grata. Abalada com a história, mas grata.

    Minha posição sincera em relação a atitude da Hannah, ou de qualquer pessoa que resolve fazer o mesmo, é de jamais julgar... Eu não tenho como compreender como uma pessoa toma uma atitude tão definitiva assim e não devemos julgar o que não compreendemos, né?!

    Ótimo texto... parabéns!

    😘

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda estou assistindo, assim como o Clay estou um pouco lenta (muita coisa pra fazer rsrs), e por isso ainda não tenho uma opinião formada, mas acho que ate agora o que pude perceber é que tem muito problema e pouca solução. O tema está sendo abordado sob a perspectiva da Hannah com intuito da vingança, mas não o que pode ser feito para realmente ajudar as pessoas que sofrem de depressão e que consideram o suicídio como uma opção. Então até onde assisti acho que a bordagem não é das melhores.

    ResponderExcluir
  3. Eu assisti a série e eu amei por falar de assuntos tão importantes num seriado, que consegue alcançar tantas pessoas. Concordo completamente com você... acho que precisam ser feitas mais séries com a mesma proposta.

    ResponderExcluir
  4. Ainda não assisti, mas depois da sua avaliação vou parar um tempinho para assistir...

    ResponderExcluir
  5. Eu tava curiosa pra assistir e não me arrependo de ter assistindo porque sim é boa, você fica ansiosa pra descobrir o que tem em cada fita, em cada episódio conta um pouco o que levou essa menina a cometer suicídio, não li o livro só vi a série, eu vi em alguns sites entrevista do autor do livro que disse que a protagonista não teria esse fim trágico no livro,mais que no fim ele resolveu que seria desta forma mesmo o fim de sua personagem principal

    ResponderExcluir
  6. Ainda não assisti, já ouvi várias pessoas falando muito bem da serie e depois deste post me deu ainda mais vontade de assistir.

    ResponderExcluir
  7. Eu amei a série, amei o livro, foi muito importante pra mim e estou feliz com os resultados. Espero que mais pessoas consigam entender mais sobre a depressão e o suicídio, que seja mais aberto a discussão e que continue ajudando muitos. Até agora, estou ignorando as críticas negativas, boa parte é mais para gerar adsense do que qualquer coisa. Adorei o post. bjs

    ResponderExcluir
  8. Essa série é fantástica e acredito tbm que dava haver mais séries que abordem esse tema!
    Adorei o post, muito bem feito!
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi, Luma
    Eu também gostei bastante da série, tanto que também decidi fazer um post sobre ela.
    É claro que como nunca passei por uma situação como a da Hannah, não sei dizer como a série afeta pessoas com esses sentimentos. Mas acredito que ela seja sim, muito válida, para abrir os olhos das pessoas para as pequenas atitudes que são tomadas sem pensar e podem se transformar em uma bola de neve como a da Hannah.

    ResponderExcluir
  10. com certeza esse ensinamento para tomarmos cuidado com oq fazemos com o proximo é de extrema importancia. pelo menos esta atingindo os jovens para q tomem conhecimento do q podem estar fazendo com alguem! otimo post :D

    ResponderExcluir
  11. Estou assistindo e adorando essa série. É bom para refletirmos, pois as vezes o que falamos ou fazemos, pode ser normal para nós, mas pode ter um impacto na vida de alguém.

    www.baudasresenhas.com.br

    ResponderExcluir
  12. Vi a apresentação dessa série, deve ser muito legal. bjs

    ResponderExcluir
  13. Essa série está sendo muito falada, a série aborda assuntos que mexem com a sociedade, ainda não deu pra mim ver mas quando der vou assistir, bjs.

    ResponderExcluir
  14. Eu ainda não assistir mais agora depois que li esse seu post fiquei curiosa! beijos

    ResponderExcluir
  15. Eu comecei mas não prossegui vendo a série, confesso que o primeiro episódio me deixou cansada, mas de tanto ouvir falar no assunto agora estou com vontade de voltar a ver, quero ver se faço isso nesse final de semana!
    Bjs (•‿•)

    ResponderExcluir
  16. Assisti e me apaixonei de cara pelo enredo, que tem tudo pra me prender.
    Chorei demais com o triste fim da Hannah e até me perguntei se eu não fui o motivo na voda de alguém....
    SUper indico e também já fiz um post no blog falando dessa série!
    Beijos! Blog Sara Menezes

    ResponderExcluir
  17. Tô só esperando acabar de ver 2 séries pra assistir esse hahaha, tô bem anciosa

    ResponderExcluir
  18. Adoro seu blog! :) Eu já assisti a série sim e gostei. Achei parada de inicio, mas depois fui ficando cada vez mais tensa. É série tomou uma proporção enorme né? Fiquei impressionada. Eu publiquei um post sobre a série assim que terminei de assistir. Eu gostei!

    ResponderExcluir
  19. Realmente deve ser muito bom e ja quero ver é o segundo post que vejo falando sobre isso.

    ResponderExcluir
  20. Ainda não terminei de assistir e estou amando assim como amei o livro.
    Fico triste por ver interpretações negativas sobre o livro e a série, pois sempre precisamos entender os reais fatos que levam a uma pessoa depressiva a cometer tal ato, que os motivos podem parecer banais ou não tão impressionantes para alguns, mas para quem está á viver numa depressão profunda são gatilhos.Também passei por bullying na escola e sei bem o que é sofrer com isso e ser rotulado e pessoas se afastarem de você, julgando da forma que lhes convém ou é retratado erroneamente e maldosamente.
    Adorei sua resenha ^^

    ResponderExcluir
  21. Super curiosa para ver essa série, está todo mundo comentando.


    http://missdiva.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Estou louca para assistir essa serie, todos estão falando muito bem.
    beijoss

    ResponderExcluir
  23. Oioi !
    Ainda não viiiii mas to surtando!
    Todo mundo falando dessa série e eu por fora !
    vou assistir ja !

    ResponderExcluir
  24. Tema super válido, claro... Mas só quem passou por situações semelhantes sabe um pouquinho da aflição de quem comete suicídio... É complicado! O segredo é estarmos sempre a disposição das pessoas... Sermos amigos de verdade! Beijinhos... Au Revoir!

    ResponderExcluir
  25. Olá!
    Estou sem tempo para assistir séries e pensa na minha vontade de ver essa logo! A série quebrou tabus de muitos assuntos, que muita gente não quer mencionar em adaptações,fora que o enredo é inteligente e maduro.
    Uma série que nos faz refletir sobre diversas atitudes que fazemos e que todos deveriam assistir, independentemente da idade.
    Adorei seu post. Super bem escrito.

    Beijo, beijos
    relicariodehistoriasma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Oii!
    Ainda não terminei de assistir a série, mas confesso que estou amando.
    A série acabou tratando de muitos assuntos que as pessoas evitam até de mencionar, mas que precisam ser conversados.
    É o tipo de série que faz você repensar muitas coisas que acontecem no dia a dia e as pessoas acabam não dando a devida importância.
    Adorei o post.

    Beijos,
    www.geeklegend.com.br

    ResponderExcluir
  27. Eu ainda não consegui ler o livro nem assistir a série toda. Eu li tantos posts sobre a série que to ainda mais curiosa. Bjs

    ResponderExcluir
  28. Adorei seu post! Eu assisti a série em uma maratona que fiz e acabei me arrependendo, pois queria saborear mais.. Haha... Super beijo!! ❤


    www.lendo1bomlivro.com.br
    Instagram :) @lendo1bomlivro

    ResponderExcluir
  29. To perdida! kkk Vejo todo mundo a minha volta falando dessa série e eu aqui boiando sem assistir! kkk Vou ter que tomar vergonha e ver esse mês... E estou com o livro, mas ainda não o li. kkk

    ResponderExcluir
  30. Eu quero muito assistir a esta série, mas coloquei como meta de que primeiro preciso ler o livro, que por sinal eu quero ler há muitos anos, mas nunca consegui um tempinho para encaixá-lo no meio das outras leituras.

    Acho que na próxima semana eu já possa assistir a série heheheeh

    ResponderExcluir
  31. Também falei sobre a série no meu blog, e também estou indignado sobre o que li por ai, comentários negativos, eu acho que essa série só tem a ajudar, gatilho para suicídio? Eu acredito que ela mostra às pessoas que elas tem que pedir ajuda e não o oposto. Não li o livro e depois do que você escreveu, não me arrependi, porque a série nos mostrou muito mais sobre os personagens.
    Bjos
    Isis - minhaestantecolorida.com

    ResponderExcluir
  32. A série é maravolhosa e trás grandes ensinamentos! Beijos.

    ResponderExcluir
  33. Oie, tudo bom?
    Assisti apenas oa primeiro episódio, meu planejamento era no feriado assistir tudo, mas não tinha planejado uma gripe horrível no meio, dai resultou que não conseguia nem abrir o olho direito.
    Mas enfim, gostei e pretendo terminar, achei o Clay meio lerdinho, mas vamos terminar de assistir para ver o que acontece.
    Que pena saber que no livro os personagens são tratados na superfície :/

    Bjuz ;)
    Entrelinhas

    ResponderExcluir

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!