RESENHA: SIMPLESMENTE ACONTECE - CECELIA AHERN

Título: Simplesmente Acontece
Título Original: Love, Rosie
Livro Único.
Autora: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Páginas: 448
Ano: 2014

Classificação: ★★★★★
Saiba mais: Skoob
Comprar: Buscapé


O que acontece quando duas pessoas que foram feitas uma para outra simplesmente não conseguem ficar juntas? Todo mundo acha que Rosie e Alex nasceram para ser um casal. Todo mundo menos eles mesmos. Grandes amigos desde criança, eles se separaram na adolescência, quando Alex se mudou com sua família para os Estados Unidos.  Os dois não conseguiram mais se encontrar, mas, através dos anos, a amizade foi mantida através de emails e cartas. Mesmo sofrendo com a distância, os dois aprenderam a viver um sem o outro. Só que o destino gosta de se divertir, e já mostrou que a história deles não termina assim, de maneira tão simples.


No primeiro dia de aula de suas vidas, Rosie e Alex se sentam lado a lado e começam uma amizade que vai durar por toda vida. E posso dizer que é uma das histórias de amor mais lindas que já li. 

O livro todo se passa com e-mails, mensagens de texto, bilhetes e cartas. Nos vemos os anos, as décadas irem passando através de mensagens enviadas e isso me deu uma angustia muito grande, porque sou uma leitora avida por detalhes. Ao mesmo tempo que o livro é divertido, ele tem o eu drama. Além de rir e me divertir com ele, eu também chorei horrores, principalmente com o final. 

Até os dezoito anos, os dois tem os mesmos sonhos e quando Alex precisa se mudar para os EUA, a Rosie decidi fazer faculdade lá para ficar mais perto dele. Mas as coisas simplesmente mudam de figura quando a Rosie engravida. A gravidez na adolescência é relatada de um modo real, eu senti toda a tristeza da Rosie, de abrir mão da sua vida, para cuidar da sua filha. A dor de que por causa de um pequeno erro, ela ter que desistir de todos os seus sonhos e de como isso é exaustivo psicologicamente falando. Enquanto isso, Alex segue seu sonho de ser médico, começa a faculdade, conhece uma pessoa, e uma amizade que tinha tudo para acabar, não acaba. Porque ele permanece ao lado dela, mesmo com um oceano de distância entre eles. 


Você merece alguém que a ame a cada batida de seu coração, alguém que pense a seu respeito a cada instante, alguém que passe cada minuto do dia apenas se perguntando o que você está fazendo, onde está, com quem está e se está bem. Precisa de alguém que possa ajudá-la a alcançar seus sonhos e protegê-la de seus medos. Alguém que vá tratá-la com respeito, que ame cada lado seu, especialmente suas falhas. Você deveria estar com alguém que possa fazê-la feliz, realmente feliz, flutuando de felicidade.


É muito duro você acompanhar essa história como expectador, sem saber todo os detalhes e ao mesmo tempo sabendo de coisas que mudaria o rumo. Muitas vezes eu senti vontade de entrar no livro e gritar “CONTA PARA ELE, ROSIE”, “NÃO SE CASE, ALEX”. Sem contar que esse é o casal com o pior time da vida. Quando um ta solteiro o outro da casado, quando um tá divorciado, o outro tá casando de novo, e cara, dá uma raiva muito grande. 

Uma das coisas que mais gostei nesse livro, é que ele parece extremamente verdadeiro, com problemas que pessoas comuns passam. Em paralelo a história principal, vamos acompanhando os a história da família da Rosie, da irmã mais velha que larga a faculdade, viaja para a Itália e se apaixona, do irmão mais novo que vai ficando cada vez mais distante da família a medida que os anos vão passando. Acompanhamos de perto a amizade que a Rosie faz com a Ruby, e também vamos acompanhando a vida dela, as coisas que ela sente, qualquer mulher pode sentir. Também acompanhamos o crescimento da Katie, como ela se torna amiga do Toby, confesso que essa amizade me deixou angustiada eu ficava o tempo todo pensando que seria a mesma coisa do Alex e da Rosie e de repente, você vê que talvez a vida deles não seja igual.


Deixe sua opinião

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!