[LIVROS] RESENHA: MAZER RUNNER, CORRER OU MORRER - JAMES DASHNER

  
Autor (a): James Dashner
Editora: V&R
Páginas: 426
Sinopse: Ao acordar dentro de um escuro elevador em movimento, a única coisa que Thomas consegue lembrar é de seu nome. Sua memória está completamente apagada. Mas ele não está sozinho. Quando a caixa metálica chega a seu destino e as portas se abrem, Thomas se vê rodeado por garotos que o acolhem e o apresentam 'A Clareira', um espaço aberto cercado por muros gigantescos. Assim como Thomas, nenhum deles sabe como foi parar ali, nem por quê. Sabem apenas que todas as manhãs as portas de pedra do Labirinto que os cerca se abrem, e, à noite, se fecham. E que a cada trinta dias um novo garoto é entregue pelo elevador. Porém, um fato altera de forma radical a rotina do lugar - chega uma garota, a primeira enviada à Clareira. E mais surpreendente ainda é a mensagem que ela traz consigo. Thomas será mais importante do que imagina, mas para isso terá de descobrir os sombrios segredos guardados em sua mente e correr... correr muito.

Resenha: Fique sabendo desse livro através da Carol, que falou maravilhas dele, acabei comprando o primeiro volume e ele ficou na minha estante quase um mês antes de eu pega-lo para ler, coisa que só aconteceu depois de eu ter visto o filme. Fiquei tão empolgada com o filme que assim que cheguei em casa, peguei o livro para ler.

O livro é narrado pelo ponto de vista de Thomas, um adolescente de dezesseis anos. Nas primeiras páginas do livro, Thomas acordar dentro de um caixa que se move para cima. Quando a caixa para e abre, ele ver vários adolescentes de idades diferentes. A realidade para qual Thomas desperta é confusa. Vários adolescentes colocados dentro de uma clareira - que na verdade é quase uma fazenda - dentro de um labirinto. Thomas não se lembra de nada a não ser seu nome, tudo sobre a sua vida é apagada. Confuso e cheio de pergunta para fazer Thomas começa a conhecer mais sobre o lugar que vai viver por um tempo.



"Sua vida anterior já não existe mais. Uma nova se inicia. Lembre. Corra. Sobreviva." 

Como em uma fazenda, todos tem uma função dentro da clareira, cuidar dos animais, cuidar das plantações, cuidar da alimentação de todos e por aí vai... A função mais importante na clareira é ser um corredor. Os corredores são aqueles que correm no labirinto todos os dias na tentativa de desvenda-los, o problema é que eles fazem isso há dois anos e ainda não conseguiram desvendar nada. Só os corredores podem entrar no labirinto por que nele é cheio de verdugos - bichos grotescos e assassinos. A picada de um verdugo faz com que você fique doente e passe pela transformação. A cada um mês a caixa sobe com um adolescente novo e mantimentos, como comida e animais. A clareira tem portões que se fecham todas as noites para protege-los contra os verdugos.

Depois que Thomas chega as coisas na clareira começam a mudar. Ele é curioso e quer saber porque estão ali, o que aconteceu ali, porque tem um labirinto e todas as dúvidas que qualquer um teria depois de ter a memória apagada e estar em um lugar como aquele. Em um ato de coragem, Thomas acaba descumprindo a regra mais importante da clareira - só entra no labirinto quem é um corredor - isso para ajudar Minho - um dos corredores - a salvar Abby - que é considerado o líder da clareira. Por causa disso ele acaba ganhando a confiança de muitos e também o ódio de alguns.




É quando a caixa sobe outra vez, fora de época, trazendo uma garota na caixa. Em dois anos de labirintos, nunca foi uma garota para a clareira. A garota está desacordada e tem escrito no braço "CRUEL é bom" e um bilhete na mão, onde tem escrito "Ela é a última. Tudo vai mudar". A garota acorda rapidamente e chama por Thomas, logo depois ela entra em coma, mas continua se comunicando com ele telepaticamente - o que deixa ele louco. 

Por ela ter reconhecido ele, os clareamos começam a desconfiar dele e Thomas precisa desvendar o labirinto se quiser voltar para o mundo real e ele acaba por descobrir que a garota é uma parte essencial disso tudo. 

“Thomas sentiu uma gota de coragem dentro de si – agarrou-a como pôde, aferrou-se a ela, desejou ardentemente que crescesse. Newt estava certo. Naquela noite eles lutariam. Naquela noite haviam tomado uma decisão, de uma vez por todas.
Thomas estava pronto. Rugiu com os outros Clareanos. Sabia que deveriam estar em silêncio, não chamando a atenção sobre si mesmos, mas não se preocupou. O jogo havia começado. "

Além do Thomas, temos personagens importantes no livro. Como Newt, um ex-corredor e braço direito de Albby, que como disse antes é considerado o líder da clareira. O Minho também foi um dos primeiros a chegar ao labirinto e é líder dos corredores. Vamos conhecer também o Caçarola, que é quem cozinha na clareira, o Chuck que se torna o melhor amigo de Thomas, o Gally que se declara inimigo de Thomas e por último, mas não menos importante, temos a Tereza, que é a garota que chega por último na clareira. 

Meu único conselho para quem ainda não leu esse livro é: não leia sem o segundo volume nas mãos. Assim que você acabar de ler, você vai querer continuar. 

Espero que vocês tenham gostado, beijinhos e até a próxima. 


 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!