[LIVROS] UMA LONGA JORNADA - NICHOLAS SPARKS


Título: Uma Longa Jornada.

Título original: The Longest Ride.
Autor(a): Nicholas Sparks.
Editora: Arqueiro.
Nº de páginas: 368
Sinopse: Aos 91 anos, com problemas de saúde e sozinho no mundo, Ira Levinson sofre um terrível acidente de carro. Enquanto luta para se manter consciente, a imagem de Ruth, sua amada esposa que morreu há nove anos, surge diante dele. Mesmo sabendo que é impossível que ela esteja ali, Ira se agarra a isso e relembra diversos momentos de sua longa vida em comum: o dia em que se conheceram, o casamento, o amor dela pela arte, os dias sombrios da Segunda Guerra Mundial e seus efeitos sobre eles e suas famílias.



Perto dali, Sophia Danko, uma jovem estudante de história da arte, acompanha a melhor amiga a um rodeio. Lá, é assediada pelo ex-namorado e acaba sendo salva por Luke Collins, o caubói que acabou de vencer a competição. Ele e Sophia começam a conversar e logo percebem como é fácil estarem juntos. Luke é completamente diferente dos rapazes privilegiados da faculdade. Ele não mede esforços para ajudar a mãe e salvar a fazenda da família. Aos poucos, Sophia começa a descobrir um novo mundo e percebe que Luke talvez tenha o poder de reescrever o futuro que ela havia planejado. Isso se o terrível segredo que ele guarda não puser tudo a perder.Ira e Ruth. Luke e Sophia. Dois casais de gerações diferentes que o destino cuidará de unir, mostrando que, para além do desespero, da dificuldade e da morte, a força do amor sempre nos guia nesta longa jornada que é a vida.


Resenha: Confesso que depois de ganhar Uma Longa Jornada, o livro passou muito tempo em minha estante. Eu sempre gostei muito de Nicholas Sparks, mas depois de ler A Primeira Vista eu me decepcionei tanto que fiquei com muito receio de ler algum outro livro dele. Uma Longa Jornada, me mostrou que eu estava enganada. O livro me encantou das primeiras páginas a última página. Os quatro personagens principais do livro me cativaram, me contando duas histórias lindas que mexeram comigo. 

Ira Levinson tem 91 anos, problemas de saúde e há quase uma década sofre com a ausência de sua amada esposa Ruth. Depois da morte dela tudo ficou mais difícil, mas Ira luta para seguir em frente com a vida da melhor maneira possível até poder encontrá-la outra vez. As coisas seguiam seu curso normal até um terrível acidente de carro colocar a vida do bondoso senhor em risco.

"Quando deu aquele sorriso largo e amigável, ele sentiu algo em seu peito, coo o sol se elevando sobre a neblina"

Preso nas ferragens do carro em uma noite de forte nevasca em que as pessoas resolvem ficar em casa, Ira tem ferimentos graves, está sem comida e sem água e por ser idoso suas chances de sobreviver diminuem gradativamente. Ira está prestes a se entregar e seguir o caminho que o levará até sua amada, mas a própria Ruth decide aparecer ao seu lado para mostrar que, por enquanto, ainda é cedo. Ela o distrai com as lembranças da vida que passaram juntos, tanto os momentos bons quanto os ruins.

É assim que conhecemos a estória de Ira e Ruth e nos encantamos por eles. Confesso que eles foram os meus personagens favoritos nessa historia. 

"Se nós não tivéssemos nos conhecidos, acho que eu teria compreendido que minha vida não estava completa. E teria perambulado pelo mundo à sua procurar mesmo se não soubesse o que estava buscando"

Não muito longe dali, Sophia Danko, uma estudante de história da arte, tenta ao máximo ficar quieta em seu canto. Tudo porque acaba de termina um longo relacionamento e mesmo o seu ex-namorado tendo traindo-a muitas vezes ele a persegue sempre que possível. Apesar do medo, Sophia cede a insistência de sua colega de quarto e vai a um rodeio com suas amigas.

Luke Collins não é só lindo e charmoso, mas também monta touros e é muito bom no que faz. Campeão da noite, cruza com Sophia sem querer e depois de salvá-la do assédio do ex, passa algum tempo em uma conversa agradável que, aos poucos, vai evoluindo para um contato mais intenso e próximo.

"Confie nas pessoas, até que elas lhe deem motivo para não confiar. E depois nunca mais fique de costas para elas"

Luke precisa ajudar a mãe a salvar a fazenda da família, já que se julga o único culpado pela difícil situação na qual ela se encontra. Ao mesmo tempo, sua mãe não admite que ele volte a montar e, apesar dos ótimos momentos com Sophia, um segredo forte ameaça tudo o que estão construindo.

Ao mesmo tempo, acompanhamos a luta de Ira pela vida e o relacionamento de Sophia e Luke se desenrolando. São duas histórias de amor lindas e tocantes, daquelas que fazem você suspirar e derramar lagrimas emocionadas. Aos poucos vamos entendendo como as duas histórias vão se encontrar, apesar das duas histórias serem paralelas e diferentes elas se complementam, capazes de nos mostrar que a força do amor e do destino, nos provam que o amor é capaz de tudo.

"... se existe um paraíso, nós nos encontraremos de novo, porque não existe um paraíso sem você."

Espero que vocês tenham gostado, beijos e até a próxima. 


 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!