[Livros] Resenha: Jogos Vorazes - Suzanne Collins


AcabamentoBrochura

Edição: 1 / 2010

Idioma: Português

Número de Paginas: 400
Autor(a): Suzanne Collins
Sinopse: Este livro é o primeiro de uma bem-sucedida trilogia, comercializada para mais de 20 países, A história se passa em uma nação chamada Panem, fundada após o fim da América do Norte. Formada por 12 distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital, sede do governo. Uma das formas com que demonstra seu poder sobre o resto do carente país é com os 'Jogos Vorazes', uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de 12 a 18 anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte. Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos 'Jogos Vorazes'? 

Resenha: Vou admitir que demorei muito para ler esse livro, ouvi falar mil maravilhas sobre ele, mas cometi o erro de assistir ao filme primeiro – filme que detestei –, depois de um ano, acabei assistindo ao segundo filme – que amei – e decidi que precisava ler os livros com urgência, meu melhor amigo pareceu ler meus pensamentos porque me deu o box com os três livros, que não consegui parar de ler e devorei eles em uma semana.

Mas hoje estamos aqui para falar do primeiro livro, Jogos Vorazes. O livro é uma distopia, e ele começa com Katniss narrando sobre o seu pacato distrito 12 e o que ela tem que fazer para sustentar a família depois que seu pai morreu. Por meio de sua narrativa também conhecemos Gale, seu melhor amigo e companheiro de caça. O livro não me empolgou até o anuncio oficial dos tributos. Ai a história começou, ai eu comecei me empolgar, e foi a parti daí que não consegui mais parar de ler.

"E enquanto estou conversando, a ideia de perder Peeta de verdade me atinge novamente e percebo o quanto não quero que ele morra. E não é sobre os patrocinadores. E não é sobre o que vai acontecer em casa. E não é só porque eu não queira ficar sozinha. É ele. Eu não quero perder o garoto com o pão."

A narrativa é simplesmente incrível, ela detalha tudo na medida certa, o que faz com que o leitor tenha a sensação de estar dentro do livro e de sentir tudo o que a Katniss está sentindo - raiva, euforia, angustia, confusão, dor. Eu me senti inteiramente dentro da história.

O enredo é incrível, a história é fascinante, os personagens são cativantes – Prin, Gale, Rue, Peeta. Todos eles contribuem para Katniss ser a Katiniss. Ok, talvez seja um pouco confuso. O que quero dizer é que cada um deles vai despertar vários sentimentos na Katinss e no decorrer da trilogia, você vai sentir as mais diversas coisas por eles. Eu queria poder falar mais um pouco sobre eles, mas sinto que se fizer isso acabarei dando spoiler e ninguém gosta disso.

"Pego sua mão, segurando com firmeza, preparando-me para as câmeras e abominando o momento que finalmente terei de soltá-la.”

É um livro que indico a qualquer pessoa, se puder pagar, pague. Se não puder, baixem, mas leiam esse livro incrível, duvido muito que desejem parar de ler. Suzanne Collins entrou para a minha lista de autores favoritos, e Jogos Vorazes com certeza está em minha lista de livros favoritos. Eu gostei tando deles que não posso falar muito, porque se o fizer acabarei dando muito spoiler. 

Espero que tenham gostado. Beijinhos e até a próxima. 



 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!