[Livros] Resenha: Garota Exemplar - Gillian Flynn


Título: Garota Exemplar

Autor: Gillian Flynn
Editora: Intrínseca
Número de Páginas: 448
Sinopse: Uma das mais aclamadas escritoras de suspense da atualidade, Gillian Flynn apresenta um relato perturbador sobre um casamento em crise. Com 4 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo – o maior sucesso editorial do ano, atrás apenas da Trilogia Cinquenta tons de cinza –, 'Garota Exemplar' alia humor perspicaz a uma narrativa eletrizante. O resultado é uma atmosfera de dúvidas que faz o leitor mudar de opinião a cada capítulo. Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública – e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy –, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele?

★★★

Resenha: Amy é filha de um casal de escritores conhecidos por todos por causa de sua série de livros infantis "Amy Exemplar", uma serie baseada na infância e adolescência de sua filha Amy. Ao contrário do último livro, em quem Amy Exemplar se casa, Amy é uma mulher de trinta anos, solteira e escritora de testes para uma revista. Em uma festa de autores, em New York, Amy conhece Nick, um jornalista e um homem maravilhoso e depois de algum tempo os dois se casam. A recessão ataca todo o país e s dois perdem o emprego. Ao mesmo tempo Nick descobre que sua mãe tem câncer e pouco tempo de vida. Por causa disso, ele decide voltar para cidade natal e levar Amy junto.

"É um tanto perturbador recordar uma lembrança calorosa e sentir-se profundamente frio. - Nick Dunne"

Dois anos depois, morando em Missouri, Nick se tornou dono de um bar junto com sua irmã gêmea Go. Bar que comprou com o dinheiro de sua esposa. Sua mãe morreu a algum tempo e seu pai, com quem ele tem um grande problema, tem Alzheimer.  No dia do seu aniversário de casamento de cinco anos, Nick volta para casa depois de receber uma ligação do vizinho de que algo estava estranho. Ao chegar em casa ele encontra a porta aberta, a sala bagunçada, o ferro de passar ligado, o gato - que Amy nunca deixava sair de casa - na varanda. Alguma coisa terrível aconteceu com sua esposa e depois que chama a polícia, percebe que encontrar Amy não vai ser tão fácil assim.
 

Depois de alguns dias e sem nenhuma notícia de Amy, as suspeitas de um homicídio começam a aparecer e o único suspeito na visão da polícia é Nick, que age de uma forma estranha e fria em relação ao sumiço de sua esposa. O caso se torna nacional, Nick se torna odiado por todos. A polícia começa a descobrir mais pistas e desvendando mistérios. Nick parece cada vez mais culpado. Principalmente por causa dos fragmentos do diário que Amy manteve pelos últimos sete anos. Por ele você descobre que Amy era apenas uma mulher tentando ser perfeita. A amiga perfeita. A vizinha perfeita. A nora perfeita e principalmente. A esposa perfeita.

"É humilhante se tornar a coisa de que você caçoava - Amy Dunne"

O livro foi divido em três partes. Cada um narra um capitulo. O que te deixa ver dois lados diferentes da mesma história. Gillian tem uma escrita simplesmente incrível. Eu odiei e amei tanto Amy quanto Nick. Só posso dizer uma coisa sobre esses dois. Nenhum deles é santo. Os dois sabem bem como mentir. 

Ouvi muitos comentários que o final do livro não era bom. Quando cheguei ao final, realmente não era o que eu esperava, mas também não é ruim. O final chega a ser genial se você analisar o livro depois. Os personagens são geniais. A história do livro é simplesmente incrível. É algo que você diz "isso nunca vai acontecer na vida real" e ao mesmo tempo você para e pensa: "talvez isso realmente já tenha acontecido." Eu realmente esperava mais do final, mas ao mesmo tempo eu gostei. É algo que não tenho palavras para dizer. 

"Bile e medo tomaram conta da minha garganta. Pensei comigo mesmo: Certo, vá em frente. - Nick Dunne"

Espero que tenham gostado e até a próxima. 


 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!