[LIVROS] RESENHA: AMORA - ALICE CANATO

  

Autor(a): Alice Canato

Editora: Scortecci 

Páginas: 340
1ª edição: 2013
Sinopse: Desejá-la era fácil! Era tão simples e descomplicado que dispensava até mesmo a sua presença física. Desejava-a em pensamentos e lembranças; nas bocas e nos corpos das outras mulheres. Desejá-la era inconsciente. O oposto era para ele um exercício árduo e repetitivo. Não desejá-la exigia a sua atenção e constante estado de alerta. Diante dela, toda a sua musculatura doía tesa em cima dos ossos. Não desejá-la era mérito da razão. O envolvimento do empresário Ian Navarro com a jovem Yasmim Sorreau o leva a fazer uma importante escolha. O romance Amora é a história do passado e do futuro dessa escolha.

Acostumado a tudo que o dinheiro pode comprar, o empresário Ian Navarro vive sob uma grossa armadura urbana, não acredita na gratuidade do amor. Sente-se confortável com o seu estilo de vida e não tem a intenção de mudar. Mas isso fatalmente acontece quando a notícia da doença de seu pai, o fazendeiro Henrique Navarro, o leva de volta à fazenda Santa Tereza, onde viveu parte de sua infância. O reencontro de Ian com os elementos do seu passado é o ponto de partida de uma história desenhada pelo destino de vários personagens, expondo o conflito de cada um e o resultado de suas escolhas.

"O passado nunca nos abandona"


Resenha: Admito que passei alguns minutos encarado a tela em branco antes de conseguir começar a escrever a resenha. Não encontrava palavras para descrever esse romance, não encontrava as palavras certas para lhes contar o que achei dessa belíssima obra. A minha única certeza ao começar essa resenha é que eu precisava a Alice Canato por me proporcionar uma leitura tão incrível.



Ian Navarro tem que enfrentar os demônios do passado quando seu pai, à beira da morte, lhe pede que ele volte a fazenda Santa Tereza. A contragosto Ian volta. Alice conta em detalhes sobre o surgimento da fazenda e sobre a confusa história de vida de Henrique Navarro, até a chegada de Ian em sua vida, e como foi dura a convivência de pai e filho anos antes daquele reencontro. 



" - Se você tivesse a oportunidade de recomeçar. Faria do mesmo jeito?
- Só os estúpidos viveriam duas vidas iguais. (...) Eu não desperdiçaria meu tempo cometendo os mesmos erros. Cometeria outros."



A história realmente começa quando Ian acidentalmente conhece Yasmim Sorreau. Ian, um cara da cidade, extremamente sedutor que não precisa se esforçar muito para ter a mulher que deseja em sua cama e que aparentemente tem gelo no lugar em que deveria estar seu coração. Yasmim, uma moça do interior que tem: a bondade em seu coração, um dom nas mãos e uma única opinião sobre Ian, que ele é o diabo em pessoa e um homem pervertido. Um romance improvável aos olhos de todos, mas algo ainda mais improvável acontece. Ian foge de Yasmim, ela o atormentava e ela nem se quer sabia que possuía esse poder.

Por mais improvável que poderia ser, o romance acontece. Depois de tantas palavras ao pé do ouvido, provocações, amoras e bolero. Junto com isso ele descobre o quanto Santa Tereza estava impregnada em sua vida e alma. Ian descobre que Yasmim faz parte do seu ser e que ele a quer em sua vida. Porém, antes que isso aconteça Ian passa por muitas festas e mulheres para chegar a essa conclusão, e a tarefa mais difícil de todas é terminar sua amizade colorida com Valentina Pimenta. E como todos sabem um coração quebrado as vezes pode cortar.

"Aquela garota era capaz de tirar o sono de qualquer sujeito com apenas um sorriso"

Valentina então se vinga de Ian. Yasmim sofre como nunca e se refugia em Paris, fugindo de Ian e de um destino que ela acreditava ser cruel demais para ser vivido. Ser rejeitada por aquele que ela amou mais que a si mesma. E protegendo a única coisa boa que aquele amor lhes trouxe. 

Cinco anos se passaram, depois da rejeição de Yasmim, Ian passou pelos braços de inúmeras prostitutas e mulheres alheias, sempre chamando por um nome, Yasmim Sorreau. Mas com o tempo ele se reergue, Ian se dedica inteiramente a fazenda, amigos e a cidade, até encontrar Yasmim outra vez.

"Como era linda! Tudo perto dela parecia mais lindo. Ele a desejava ardentemente, mas sabia por experiências incontáveis que, no final, seu interesse traria consequências desastrosas - para ela, é claro. Não fora ele quem inventara aquele jogo, apenas aprimorara e sabia joga-lo como ninguém: a sedução incapaz de amar. Era fácil demais! E agora, não por acaso, ela vinha até ele, chegava sem convite. Ironicamente, a ovelha insistia em invadir o covil do lobo, mas dessa vez ele se importava."

Raiva, rancor, ódio, provocações, brigas, lágrimas, desejo, tudo isso vira rotina entre Ian e Yasmim. Ian quer castiga-la por tudo o que ela lhe fez, incluindo o que ele fez para esquece-la e não conseguiu. Tudo o que Yasmim deseja é voltar para Paris e sair daquele olhar penetrante dele. Ela quer fugir para longe, mas isso ele não irá permitir. Não outra vez, não agora quando os dois não são mais os únicos naquela história. 

Além de Ian e Yasmim nós temos outros personagens importantes, como o Vincet, que é leal a Ian desde que ele pisara pela primeira vez naquela fazenda. Renato e Jeremias, os primeiros amigos que Ian fez quando chegou a capital ainda adolescente. Paulo, peão da fazenda, e Pancho, o mecânico da cidade que encanta a todos quando tem o violão em mãos.

"Ele não se moveu e pediu:
- Dê-me o último beijo. 
- Eu lhe daria todos que me pedisse. Só não posso lhe dar o último. 
Ela fechou a porta atrás de si e o abismo parecia não ter mais fim."

Tudo nesse livro o leva a perfeição, os personagens, os cenários, a escrita. A leitura é bem gostosa e flui facilmente. Alice nos presenteou com uma obra prima. Todos deveriam ler esse livro magnifico.

Espero que vocês tenham gostado. Eu sou apaixonada por esse livro e queria que ele fosse mais conhecido. Se eu pudesse eu compraria vários exemplares e daria eles de presente para várias pessoas, infelizmente como eu não sou rica, eu divulgo ele como eu posso.

Beijinhos, até a próxima.



Deixe sua opinião

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!