RESENHA: UM MAIS UM - JOJO MOYES

Autor(a): Jojo Moyes
Editora:
 Intrínseca
Páginas: 320
Sinopse: Há dez anos, Jess Thomas ficou grávida e largou a escola para se casar com Marty. Dois anos atrás, Marty saiu de casa e nunca mais voltou.
Fazendo faxinas de manhã e trabalhando como garçonete em um pub à noite, Jess mal ganha o suficiente para sustentar a filha Tanzie e o enteado Nicky, que ela cria há oito anos. Jess está muito preocupada com o sensível Nicky, um adolescente gótico e mal-humorado que vive apanhando dos colegas. Já Tanzie, o pequeno gênio da matemática, tem outro problema: ela acabou de receber uma generosa bolsa de estudos em uma escola particular, mas Jess não tem condições de pagar a diferença. Sua única esperança é que a menina vença uma Olimpíada de Matemática que será disputada na Escócia. Mas como eles farão para chegar lá?
Enquanto isso, um dos clientes de faxina de Jess, o gênio da computação Ed Nicholls, decide se refugiar em sua casa de praia por causa de uma denúncia de práticas ilegais envolvendo sua empresa. Entre ele e Jess ocorre o que pode ser chamado de ódio à primeira vista. Mas quando Ed fica bêbado no pub em que Jess trabalha, ela faz questão de deixá-lo em casa, em segurança. Em parte agradecido, mas principalmente para escapar da pressão dos advogados, da ex-mulher e da irmã — que insiste em que ele vá visitar o pai doente —, Ed oferece uma carona a Jess, os filhos e o enorme cão da família até a cidade onde acontecerá o torneio
.
★★★★★ + 

Resenha: Antes de começar a escrever a resenha, fiquei um bom tempo olhando para a tela em branco da área do post, eu gostei tanto desse livro que não sei como falar do livro. É o primeiro livro que leio da Jojo Moyes e simplesmente amei a experiencia. Fiquei em um impasse enorme nesse livro, parte de mim queria lê-lo o mais rápido possível para descobrir qual seria o final da aventura, enquanto outra parte de mim, queria lê-lo devagar e aproveitar ao máximo aquela aventura, eu simplesmente não queria que o livro terminasse.



Os personagens principais do livro me encantaram do começo ao fim, a Jess é uma mulher batalhadora, ela trabalha em dois empregos para poder sustentar seus dois filhos e um cachorro fanfarão. Tornou-se mãe muito cedo, casou-se cedo e sempre passou por muitas dificuldades na vida. Principalmente depois que seu marido - que nunca foi muito útil - foi embora. E pelo fato dela sempre se manter otimista e sempre dizer aos filhos "nós daremos um jeito" você se pega torcendo por ela da primeira a ultima pagina do livro. Jess me levou a rir e a chorar em alguns momentos. 


Nicky é o filho mais velho de Jess, na verdade ele é filho da ex-namorada do ex-marido dela e quando o mesmo era uma criança foi morar com eles e após mesmo depois que o pai foi embora, ele preferiu ficar morando com Jess, que sempre o recebeu de braços abertos em casa.

Tanzie é a filha de Jess. A menina é apaixonada pela matemática, passa boa parte do tempos resolvendo "problemas" que desafiam sua mente e é por causa dela que a aventura começa.


Do outro lado tempo Ed Nicholls que é um gênio da computação. Rico e apaixonado pelo seu trabalho, mas algo dá errado e o coloca numa encrenca tão grande a ponto de ele estar ameaçado de prisão, então a pedido de seu advogado, ele sai de cena indo passar um tempo em sua casa de praia é quando ele conhece Jess, que é a faxineira de sua casa e de cara os dois não se dão bem. 

A confusão começa quando Tanzie ganha uma bolsa de estudos em uma escola particular, mas a bolsa cobre apenas 95% das despesas e Jess não tem condições financeiras para pagar os outros 5% da matricula da filha e o professor da mesma dá a ideia dela participar de uma olimpíada de matemática na Escócia, onde o ganhador levaria para casa o valor de cinco mil libras. e naquela noite Ed aparece no pub onde ela trabalha e fica bêbado. Com pena, ela o ajuda a voltar para casa e logo depois que Nicky foi espancado, já que ele era uma vitima do bullyng a algum tempo. Cansada da vida que levava e sobre não poder dar aos filhos a proteção que sempre quis dar, ela embarca junto com eles e o cachorro no velho carro do marido que estava parado a anos na garagem, mas eles não vão muito longe, se quer conseguem sair da cidade antes de serem parados pela policia e o carro ser apreendido por não ter seguro. 

Ed Nichols, que estava voltando da cidade grande depois de mais uma reunião com seu advogado, acaba vendo toda a situação em que Jess se meteu e sem saber o porque oferece carona a ela e sua família. E a viagem que deveria durar apenas oito horas acaba durando três dias, tudo porque Tanzie enjoa se ela passar de 65km por hora. A viagem é simplesmente ilaria. Jess é pobre e não quer aceitar nada além da carona enquanto Ed é rico e quer pagar lanches e hospedagem para todos. Tudo o que acontece durante a viagem, faz com que o livro seja ainda mais incrível.

Confesso que torci durante todo o livro para que Jess e Ed deixassem o orgulho de lado e ficassem juntos, porque os dois mereciam uma nova chance no amor.



1 comentários:

  1. OOOiii
    Desde o dia que esse livro foi lançado fiquei com uma imensa curiosidade de lê-lo.
    Essa é a primeira resenha que li e amei, realmente acho que vai ser um livro que vou amar. Parece ser um livro que envolve muito a familia e isso é tão perfeito, né?
    Adorei as fotos e a resenha. A capa do livro é maravilhosa.... Eu nunca li um livro da Jojo, acho que vou começar por esse.
    Beijos


    Coleções Literárias

    ResponderExcluir

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!